segunda-feira, 6 de abril de 2015

Azidéia

Você tem ideias? 
Eu tenho rapidamente, uma atrás da outra.
Tive uma agora.
Ter ideias é algo muito legal, qualquer um de nós tem uma ideia toda hora, nem todas são boas, mas algumas prestasm.
Você deve pensar que essa será uma crônica sobre não ter ideias para crônicas, mas não é bem esse o ponto. O que quero falar aqui é sobre a capacidade grande, e algumas vezes limitada de ideias em geral do ser humano.
Eu gosto muito desse assunto, gosto de ter ideia para qualquer coisa, um desenho, uma história, um trabalho, qualquer coisa mesmo, mas há uma coisa em especial que eu gostaria de falar nessa crônica: Propagandas. Confesso que sou um amante de publicidade, às vezes até penso que é o que quero fazer no futuro, realmente me admiro muito com essa arte, mas hoje em dia, você pode ver alguns pontos onde ela peça muito forte. Olhe para uma propaganda de cerveja, há algumas muito legais, divertidas e bem desenvolvidas, já outras, que não sei como acabem aparecendo muito mais vezes, são horríveis, nessas, nunca há uma pessoas bebendo cerveja, onde já se viu isso? Eles apenas contratam uma mulher com grandes feições e a fazem andar de lá pra cá, sem um propósito, se passo de canal rapidamente penso que é uma propaganda de biquínis, pois a única coisa que vê é uma bunda no foco balançando.
Bom, tem propagandas boas, e outras ruins, mas o que quero dizer é que nem toda ideia pode sair do papel facilmente, você pode ter bonda atores, e uma ideia boa, mas se não fizer do jeito certo, não rola. 
Gostaria de dar outro exemplo, uma propaganda também de bebidas alcóolicas, no caso da Yipióca, você já deve ter visto essa propaganda. No caso, o tema da propaganda é brasilisar, um terrível estereótipo da vida brasileira. As propaganda começa com o John Travolta, um grande ator mundialmente conhecido, então você pensa: Uau, essa fera tá fazendo essa propaganda? Deve ser muito boa. 
Nunca julgue o livro pela capa.
À partir deste momento, só desgrama na trama: Ele vai andando na praia do Rio de Janeiro com aquela roupa de turista babaca de desenho, alguém grita:
-Olha aí meu amigo, João Travolta! Vamos brasilisar! 
Outra pessoa fala algo do tipo passando a mesma mensagem.
No final, alguém grita:
-John! Vamos brasilisar! E joga uma bola de futebol, ele chuta a redonda de qualquer jeito, ela bate num coqueiro e vai direto no gol. 
Pra fechar com chave de ouro ele fala com aquela voz de gringo falando português que parece mais alguém do interior:
-Vamos brasilisarrrr! E todos comemoram com uma pinga da boa no sol de rachar.
Bom, uma propagando boa ou ruim, pode funcionar ou não, as ideias também funcionam assim.
Continue tendo boas ideias, e as ideias ruins também, que te sustentam para fazer melhores.
E se... Tive uma ideia, mas deixa pra próxima!

Um comentário:

  1. João!
    Dê uma revisada nesta crônica, há muitas questões de ortografia que deixam a leitura truncada.
    Fora isso, você se mostrou excelente cronista, acho que de todos os projetos de português até hoje, este é o que você mais se empenhou ou o que eu mais pude te ver e acompanhar. Parabéns, adorei mesmo ler suas crônicas e saber mais de você e da sua vida.
    e muito legal a sua visão ao mesmo tempo crítica e elogiosa do mundo das propagandas!
    Parabéns!
    Luana

    ResponderExcluir